Mercado da SAUDADE
Ou mercado de nicho étnico
Está morando no exterior e bateu uma saudade de uma comidinha brasileira? Pois, saiba que existe um vasto volume de produtos nacionais sendo levados ao exterior a cada dia, por pessoas em trânsito.
Mas, isso é pouco! E quando queremos mais? E quando queremos um suprimento contínuo de café, biscoitos, arroz e feijão brasileiro?
Daí, surgem os primeiros mercados de nicho étnico, também conhecidos como mercado da saudade. Assista ao vídeo do professor Eduardo Picanço falando mais sobre o tema neste link.
A repórter Mariana Tokarnia, da Agência Brasil – Brasília, publicou, em 07/07/2017 a seguinte reportagem sobre o tema:
Dica da disciplina: O estudo sobre mercado de nicho étnico é multidisciplinar, pois envolve diferentes áreas da ciência como a sociologia, administração e empreendedorismo.
Contudo, pesquisadores enfatizam não só os aspectos sociológicos e o impacto das redes de apoio aos imigrantes durante o início dos negócios, como também o nível de afiliação com a comunidade étnica. Assim, é possível planejar a forma de atuação, como exemplo: vender produtos brasileiros para brasileiros em um determinado país; ou vender produtos “exóticos” brasileiros para o consumidor local.
Na disciplina optativa “Internacionalização de Negócios” você verá mais sobre o mercado de nicho étnico, além de aprofundar os conhecimentos sobre o tema, com o professor Eduardo Picanço, no MBA Executivo – RESERVE SUA VAGA